segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dica da semana: Bambolês


Um pouco de história. O bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam, com os bambolês, as artistas que dançavam com aros em torno do corpo. 

Já o bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos em 1958. Uma criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a ideia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. 

O brinquedo foi batizado de hula hoop e eles venderam 25 milhões de unidades em apenas quatro meses. No mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo "bambolear" (gingar).

Na Inglaterra, o brinquedo era feito de madeira ou ferro, o que o tornava perigoso, foi até chamado de “aro mortal.”

Dia 11 de novembro comemora-se o dia mundial do bambolê, como um incentivo a pratica de bambolear que, além de muito divertida, ajuda na coordenação motora. O bambolê é um ótimo exercício aeróbico e traz vários benefícios à saúde como, por exemplo, melhora na postura, trabalha o abdômen e definição da cintura. 

Utilizado como dança, em acrobacias circenses e como elemento da ginástica rítmica, os bambolês estão presentes nas nossas vidas há um bom tempo e é recomendado para pessoas acima de 6 anos.


Abaixo, alguns links para conhecer um pouco mais sobre o universo dos bambolês:



No final de 2012 aconteceu o 1° Encontro de praticantes de Bambolê em Florianópolis. O encontro reuniu participantes de varias regiões, onde aconteceram oficinas de criação, técnicas holísticas, trocas de saberes e muito mais. Procure por Bambolê Brasil no facebook para saber tudo que rolou nesse encontro.

Em Belo Horizonte, você pode bambolear na Escola de Circo Banana Caturra com a professora Débora Lisboa. Confira mais no site: www.circobananacaturra.com.br.
Outra opção para quem quer fazer aulas de bambolê (hula hoop) na cidade, é com as artistas Flaviane Lopes  e a Liza Monteiro da CIa Circulantes. Para entrar em contato, ligue: 
Flaviane(31) 91535182 / Liza(31) 83735982 ou pelo email:lopesflaviane@gmail.com 

Você também pode adquirir um bambolê, aqui na loja Mundo Mágico! (Consulte disponibilidade em estoque)

Quer ver a cantora Silvia Machete arrasando no bambolê? Só no Mundo Mágico. Clique aqui e veja o bambolear desta carioca!


 


·    
·         Referências:




http://bambambam.wordpress.com/hooping/



 Se você tiver alguma dica, sugestão ou algo que queira compartilhar sobre o universo dos bambolês, deixe seu comentário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário